sexta-feira, 27 de novembro de 2009

A Carroça e o EU...


Um Imperador, sabendo que um grande Sábio Zen estava às portas de seu palácio, foi até ele para lhe fazer uma importante pergunta:
"Mestre, onde está o Eu?"
O Mestre então pediu-lhe:
"Por favor traga-me aquela carroça que está lá."
A carroça foi trazida. O sábio perguntou:
"O que é isso?"
"Uma carroça, é claro," respondeu o Imperador.
O Mestre pediu que retirasse os cavalos que puxavam a carroça. Então disse:
"Os cavalos são a carroça?"
"Não."
O Mestre pediu que as rodas fossem retiradas.
"As rodas são a carroça?"
"Não, Mestre."
O mestre pediu que retirassem os assentos.
"Os assentos são a carroça?"
"Não, eles não são a carroça."
Finalmente apontou para o eixo e falou:
"O eixo é a carroça?"
"Não, Mestre, não são."
Então o Sábio concluiu:
"Da mesma forma que a carroça, o Eu não pode ser definido por suas partes. O Eu não está aqui, não está lá. O Eu não se encontra em parte alguma. Ele não existe. E não existindo, ele existe."

1 comentário:

RETIRO do ÉDEN disse...

Bonito conto para reflexão.
Mais um, para minha aprendizagem e para guardar na bagagem quando a "carroça" me levar!.
Passando por aqui, aprendo sempre muita da vida e sua essência.
Obga.
Abraço
Mer