quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A Essência do Tai Chi.


... sinto que a grande maioria de praticantes de tai ji nao tem a noção do que é o "Eixo Tai Ji" ... sem essa noção jamais conseguirão encontrar o equilibrio nos passos e nas rotações das diferentes formas pois esse eixo é o nosso ponto de equilibrio ... fisico e mental ...

a palavra Tai Ji deriva da palavra Tai Yi ... Tai Yi era o nome dado pelos chineses à estrela polar em torno da qual girava todo o universo e que nos orientava na escuridão da noite ...

a prática do Tai Ji (mais tarde adaptada à arte marcial pelo Tai Ji Quan) teve sempre por objectivo aproximar o homem do seu centro e do seu eixo ... ao encontrar o seu eixo encontra tambem o seu ponto de equilibrio fisico e mental e por mais rotações e voltas que de na vida estará sempre consciente do seu centro sem se perder na escuridão que por vezes todos passamos em diferentes fases da vida ...

praticar Tai Ji sem ter a noção do eixo e do centro do corpo e da mente é a mesma coisa que tentar navegar à noite sem saber onde se encontra a estrela polar ...

... o Tai Ji ensinou-me a caminhar com segurança e a dar passos firmes com equilibrio e certeza ... fez-me encontrar o meu centro e descubrir qual a minha direção nesta vida ... e ensinou-me sempre a olhar para dentro quando me sinto perdido por forma a orientar-me de acordo com o meu instinto e a minha natureza ... aprendi a seguir aquilo que sinto e não aquilo que os outros me dizem para seguir ... graças ao Tai Ji encontrei a minha estrela polar ... a minha Tai Yi.

retirado de: http://www.medicinachinesa.com/

Sem comentários: