domingo, 28 de julho de 2013

Tai Chi Master, Kunming, China - Forma de Pequim (24).




Este video foi postado no "youtube" como um apontamento de alguém que visitou a China e ficou "maravilhado" com a prática de Tai Chi em pleno lugar público. Podem-se ver alguns curiosos que pararam para assistir a esta pequena demonstração. A forma de 24 é das mais conhecidas a nível mundial. Entra inclusive nos campeonatos.
Nos comentários reparei que alguém criticava este "suposto mestre" pela execução da forma. Atribuindo-lhe muitos erros de posturas e de movimentos. Se verificarmos mais alguns vídeos desta forma, executada por "grandes mestres", há pequenas diferenças entre eles. Para já não falar que este praticante (não sei se ele é ou não mestre de Tai Chi) está vestido com roupa do "dia a dia" e não com um fato próprio para a prática. 
Quem pratica Tai Chi há alguns anos vai dando conta da sua evolução na prática das formas que aprendeu. Vai dando conta do seu sentir e da forma como a energia flui. Isso sim é bem mais importante. A grande virtude da prática do Tai Chi é que, como seres diferentes que somos, "sentimos" diferente. O Tai Chi é um "caminho" constante feito de prática diária. E é também uma forma de ser e estar na vida...

Sem comentários: