quarta-feira, 25 de junho de 2014

Tai Chi para todos.


O Tai Chi é um tipo de exercício baseado em movimentos lentos que se assemelham a uma dança. A sua prática lenta e a ausência do uso da força, ajudam a aumentar o bem-estar do corpo e da mente. O Tai Chi é composto por uma série de movimentos circulares, a par de movimentos respiratórios, que vão relaxando o corpo à medida que são efectuados, sem utilização da força física.
A sequência de movimentos apreendida é contínua e circular, o que ajuda a desenvolver um alongamento do corpo que activa a circulação do praticante, para além de relaxar os músculos.
As suas técnicas introduzem novas posturas que abrem uma ordem dentro de nós que ajuda a ultrapassar o círculo do automatismo. Dá-nos uma nova qualidade de atenção profunda, relaxada, sustida e amplia o contacto entre a vontade e o corpo.
O Tai Chi enfatiza o relaxamento completo, que é essencialmente uma forma de meditação; cria um estado de espírito sereno e lúcido a partir do qual se observam e dirigem os movimentos do corpo.
Os seus movimentos são lentos, tranquilos, estéticos, fluidos e ligados entre si sem interrupção, constituindo uma coreografia ou Kata.
Através de uma posição firme e equilibrada a presença interna mantém-se sem tensão, sem gasto desnecessário de energia. Sendo uma forma de experimentar a imobilidade da mobilidade, é uma prática rigorosa e fluida como a água, que se adapta com naturalidade às características de todas as pessoas, nomeadamente às suas condições físicas, psicológicas e ao seu nível etário.